Pois é minha gente, tudo tem sua primeira vez. E cá estou eu, contando minha aventura inédita: Escalar na Grécia.

Que eu faço trilhas, vocês já estão carecas de saber, agora escalar, nunca tinha feito. Achei que nunca conseguiria e que nem gostaria. E olha como a vida nos surpreende. Fiz, gostei e super recomendo 🙂
Mas porque a Grécia e não a Suíça?
A pergunta que não quer calar….foi simples, um grupo de amigos suíços (a maioria amigos da minha cunhada), planejaram essa viagem e nos convidou. Fiquei receosa de ir e passar vergonha (e passei hahaha). Mas até que foi engraçado e no final (depois de várias escaladas), eles elogiaram por ser minha primeira vez e tal (ufaaaa).
Vamos falar de dicas para escalar na Grécia?
Foi também minha primeira vez na Grécia. Sempre quis conhecer esse país. Porém, nunca imaginei escalar na Grécia.
Ilha Kalynmos
Quando se trata de escalar na Grécia, a ilha Kalymnos é o “point”. Super conhecida por ser a ilha da escalagem, ela atrai inúmeros amantes desse esporte do mundo todo. Graças à sua maravilhosa infraestutura e beleza excepcional, Kalymnos é sem sombra de dúvidas, a queridinha dos escaladores. Ela acabou de conquistar mais uma fã, que agora dará dicas para vocês 🙂
Como chegar em Kalymnos
Essa ilha fica mesmo ao pé da Turquia. De avião, o destino final deve ser KOS.
Tem voô direto para KOS. Caso você não consiga pegar esse voô, precisará fazer escala em Atenas.
Do aeroporto de KOS, é preciso pegar um ônibus ou táxi até o porto de Masticare. O táxi custou 15 euros – 10 minutos de corrida.

De Masticare saem e chegam barcos de Kalymnos. O primeiro sai por volta das 08:00 da manhã e custa 7.50 euros por adulto. A viagem dura meia hora.
Chegando no porto de Kalymnos, há oferta de táxi por toda parte e o legal é que a galera pergunta para qual parte da ilha você vai, daí você pode rachar o táxi 🙂 Como nossa estadia era quase no final da ilha, o táxi custou 50 euros.

Nossa Estadia
O nome do lugar que ficamos é “Empórios”. Veja o mapa da Ilha de Kalymnos e onde fica Empórios, o centro badalado de Masouri e o Porto principal.

Empórios é um lugar bem tranquilo, estilo morador mesmo. Tem poucos apartamentos para lugar. Se você procura paz e tranquilidade nessa ilha, deve procurar lugares mais afastados do centro.
Nosso apartamento, que eles chamam de “studio”, foi perfeito para nós. Para duas pessoas, com banheiro e cozinha privativos, custou 45 euros a diária.

Pontos para escalar
Como eu disse, Kalymnos tem uma infraestrutura perfeita para escalada.
Eles tem um livro, onde você pode até pegar emprestado, com todos os pontos onde se pode escalar na ilha e detalhados por nível de dificuldade.

Para quem interessar: Os níveis começam do 4A e vai até 9B. Segundo os especialistas, que estavam conosco, geralmente toda pessoa que for um pouco esportista, consegue fazer um 5A.

Tive a honra de finalizar um 6A. Imagina escalar na grécia pela primeira vez com um 6A? Fui às nuvens haha
Outras atividades em Kalymnos
Se você não curte escalar, e mesmo assim gostaria de aproveitar a Ilha. Listo abaixo o que você pode fazer em Kalymnnos:
Trilhas
Vimos também alguns perdidos, fazendo trilhas. Acho que é bem bacana trilhar em Kalymnos. Há vários morros legais com vistas espetáculares, principalmente para ver o pôr-do-sol.

Praias
Nem preciso dizer das belezas e das cores das àguas das ilhas gregas, né?

Dicas de 2 bares espetaculares à beira da Praia:
Piratas
O ambiente é todo estilo piratas mesmo. Galera ótima do atendimento. Infraestrutura lindíssima. Comida boa. Super recomendo.

Veliero
A praia é maior. Eles fazem uns crepes maravilhosos. Atendimento excelente. E tem sledline pra treinar hahah
Passeio de barco
Foi um ponto alto da viagem. O passeio custou 25 euros. O barco nos levou até Vathy . De lá é possível escalar e depois saltar na água. Eu não escalei, porém apreciei a vista do ponto mais alto do morro. Foi mágico.
Curiosidades Grega
Comida
Cara, eu não tinha a noção que eu amaria a culinária grega. Sou agora a louca por comida grega. Eu moraria fácil na Grécia, só por causa da comida hehe
Os Gregos
Povo alegre, acolhedor, sempre pronto à ajudar. Muito parecido com o Brasil. Como não amar?

Cabra
A ilha está cheia desses animaiszinhos fofinhos. Você pode comer a carne e o queijo deles haha. Não perca o vídeo no final do artigo e veja como as cabrinhas são fofinhas. Consegue ver uma na foto abaixo?
Idioma
Viajamos com uma listinha de palavras gregas para poder comunicar com eles. Imagina como eles amaram?
Kalimera= Bom Dia
Kalispera = Boa Tarde
Kalinichta = Boa Noite
Epharisto = Obrigada
Parakalo = De nada
Meu Feedback de escalar na Grécia
Amei a experiência. Quero fazer agora na Suíça. pode ter a certeza que farei blog sobre 🙂 Meu obrigada ao maridão pelo apoio, companheirismo e incentivo.

Espero que tenha gostado. Dúvidas, é só me escrever.
Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia do que te espera em Kalymnos e vá escalar na Grécia:
Sobre mim
Sou guia turística na Suíça, credenciada pelo orgão oficial.
Faço tour de trilhas, cidades e curiosidades no país dos alpes.
Caso queira fazer esse ou outro tour comigo, é só me escrever.
Meus outros canais: Youtube, Instagram e Facebook.
Artigos relacionados com a cultura da Suíça:
Bike tour na Suíça:
Bike tour de 5 dias e 3 países da europa
3 semanas pedalando na Suíça e norte da Itália – artigo
3 semanas pedalando na Suíça e norte da Itália – A saga em vídeos